Ulisses, de Maria Alberta Menéres


Ficha técnica
TítuloUlisses
Autora – Maria Alberta Menéres
Editora – Edições ASA
Páginas – 68
Datas de leitura – de 12 a 16 de setembro de 2017

Opinião
Esta foi a terceira leitura que o D. trouxe para férias e foi a que tanto ele como eu menos gostamos. Ulisses e as suas façanhas não nos conquistaram…
Reconheço que a versão infanto-juvenil deste clássico da literatura mundial está muito bem conseguido, Maria Alberta Menéres aproximou-o à faixa etária dos miúdos da idade do meu, usando uma linguagem muito acessível e resumindo em pouco mais de cinquenta páginas as múltiplas aventuras do protagonista de Odisseia, de Homero. Contudo, ou seja porque narra uma realidade muito distante da que o meu filho vive ou porque essa realidade convive muito de perto com um mundo efabulado ou ainda porque a Antiguidade Clássica nunca me atraiu, sentimos que o que lemos não é apelativo, não nos diz nada e muito dificilmente será recordado por razões que não aquelas que estão associadas à obrigatoriedade da sua leitura para a disciplina de Português.
Sendo assim, apesar de admirar o trabalho importantíssimo que Maria Alberta Menéres tem levado a cabo em prol da literatura, não sou capaz de recomendar esta leitura. É muito provável que haja leitores que se entusiasmem e se maravilhem com as proezas de Ulisses, mas infelizmente nem eu nem o meu pequenote fazemos parte deles…
Venha a próxima leitura!

NOTA – 05/10


Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
Foi Homero, poeta grego, quem contou no seu livro Odisseia as façanhas de Ulisses, rei de Ítaca, adorado por todos os que o conheciam.
Muitas e estranhas foram as viagens que fez à volta do mundo de então e de si próprio. A sua fama correu de boca em boca e todos o consideravam como o mais manhoso dos mortais e o mais valente marinheiro.
Grande parte da sua vida, passou Ulisses navegando de aventura em aventura, por entre Ciclopes e Sereias encantatórias ou tentando libertar-se da misteriosa Feiticeira Circe para regressar à sua fiel Penélope. Diz-se que, nesses tempos de antigamente, não houve homem que mais sofresse e mais feliz fosse do que o espantoso Ulisses

2 comentários:

  1. Olá Ana
    Também li este livro na escola e na altura gostei bastante.
    Pena que não tenha sido uma leitura tão prazerosa para os dois.
    Melhores leituras virão :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sarinha!
      Não a apreciei como a obra merece meramente por culpa minha, por culpa dos meus gostos e dos meus "não-gostos". E acho que acabo por contagiar a criança cá de casa... A autora que me perdoe ;)
      Beijinhos e leituras saborosas!

      Eliminar