Balanço mensal - livros lidos e oferecidos em outubro



Da última visita à Feira do Livro do Porto e das consequentes aquisições resultou uma promessa dolorosa – porque me “excedi” no montante gasto tive que prometer ao maridinho que em outubro não compraria nem um livrinho para “forrar” (ainda mais) a estante cá de casa…
Cumpri a promessa. Nos longuíssimos 31 dias deste mês que finalmente acabou (não acham que outubro é um mês muiiiiito comprido?...) controlei o vício, frequentei como habitualmente várias livrarias, pus-me a par das novidades, mas fui estoica, mantive-me firme e venci o vício.
Contudo, tenho que admitir que a abstinência não foi nem de longe tão amarga e sofrida como supus que iria ser porque fui, ou melhor, sou abençoada. Todos aqueles que me rodeiam (amigos, colegas de trabalho, familiares e seguidores do blogue) têm a perfeita consciência do papel vital que os livros desempenham na minha vidinha e por vezes ainda enchem os meus dias de mais alegria quando, de forma completamente inesperada, me presenteiam ou com uma obra em formato físico, de papel, ou com oito em formato digital!
No início do mês caiu no mail associado ao blogue uma claríssima evidência de que o meu cantinho – O sabor dos meus livros – já faz parte da vida de mais pessoas que não apenas aquelas que me são próximas. Cristina Tista, uma seguidora do blogue, escreveu-me um mail oferecendo-me aquela que considero uma das melhores prendas que recebi este ano. Ao mesmo tempo que confessava que as opiniões que vou publicando lhe vão valendo horas muito bem passadas, oferecia-me a possibilidade de enviar-me livros, publicados em espanhol e em formato PDF ou e-book, que constavam da minha wishlist! Ora, compreendem que a minha reação foi, ao princípio, de completo aturdimento e depois de completa felicidade. Naqueles minutos que sucederam à leitura do mail viajei até ao paraíso dos viciados em livros e desfrutei da alegria mais saborosa que uma livrólica pode saborear! No total, Cristina ofereceu-me 8 livros! 8 livros que tanto ansiava ter na minha estante! É certo que até hoje nunca li livros em formato e-book, mas não será isso que me impedirá! Já “aluguei” o tablet do filhote e pretendo estrear-me nas leituras digitais mal termine de ler o livro que agora me faz companhia! Muito, muito obrigada, Cristina!
Como se não bastassem estes miminhos caídos dos céus “tecnológicos”, recebi mais um, desta vez em formato físico e oferecido pela minha querida amiga e colega de trabalho, Lili. Furta-cores é uma coletânea e contos de uma escritora brasileira da qual nunca li nada, mas que, segundo a sinopse, promete saborosas e delicadas viagens pelas mais diversas solidões humanas. ¡Muchas gracias, cariño! ¡Qué regalito precioso!
Aqui vos deixo os 9 livros que inesperadamente chegaram às minhas mãos e estante neste mês em que supostamente não iria haver lugar a novas aquisições:
§  Furta-cores, de Cristina Parga
§  Lo que dicen tus ojos, de Florencia Bonelli
§  Lo que tiene nombre, de Piedad Bonnet
§  Tengo en mí todos los sueños del mundo, de Jorge Díaz
§  La víspera de casi todo, de Víctor del Árbol
§  Los pasos que nos separan, de Marian Izaguirre
§  La vida ante sí, de Romain Gary (Uma vida à sua frente – versão portuguesa)
§  El último adiós, de Kate Morton (O último adeus – versão portuguesa)
§  El ruisenor, de Hannah Kristin (O rouxinol – versão portuguesa)

         Em outubro continuei com o ritmo dos meses anteriores. Li cinco livros, quatro dos quais vindos diretamente das estantes da biblioteca municipal da terrinha.
         Arranquei o mês regressando ao mundo dos livrinhos juvenis e pela nota que atribuí à obra Lua de Joana é compreensível o quanto esta área da literatura, aquela que supostamente é para gente mais nova, mexe comigo e me possibilita regredir no tempo, comparar o que são comportamentos e sentimentos de uma época que ficou lá para trás, sentir nostalgia por uma inocência e noções de tudo ou nada que caracterizam a infância e a adolescência e fazer “a ponte” com a minha vida de hoje, de adulta.
         A esta leitura tão especial seguiu-se uma daquelas que não exigem nada de mim, que me chegam às mãos preparadinhas como um batido de frutas que só necessitamos colocar na boca e engolir. Nunca tinha lido nada de Colleen Hoover e não me arrependo de me ter estreado no seu mundinho de literatura cor-de-rosa e fácil, porque a obra que li – Confesso – cumpriu com o que lhe pedi – uma leitura relaxada, na qual desligamos, ligamos o piloto automático e deixamos levar-nos.
         A terceira obra do mês (a única que habita a minha estante das que li este mês) foi aquela que mais me desapontou, sobretudo porque as expectativas eram elevadas e a história de mais de 600 páginas não as preencheu como pensei à partida que o faria. Uma história de amor e trevas é reveladora do estilo do autor, que me agradou muito em determinadas passagens e me dececionou em outras. Sei que terei que deixar passar algum tempo antes de decidir-me em dar-lhe uma nova oportunidade.
         Depois de A lua de Joana tinha obrigatoriamente que voltar ao mundo juvenil. E fi-lo com outra obra à qual atribuí também nota máxima. O mundo em que vivi é maravilhosamente inocente e ao mesmo tempo uma triste e cruel amostra da realidade bárbara que só nós, seres humanos, somos capazes de criar. Ilse Losa escreve lindamente e quero ler muito mais obras suas.
         Terminei o mês com uma nova estreia. Aventurei-me no mundo dos contos de Alice Munro, aclamada com um Prémio Nobel da Literatura. Gostei do tom despretensioso de Amada Vida, do partir do banal para criar arte literária, mas senti que a essa banalidade e falta de pretensiosismo lhe faltava adicionar sentimento, alma, ingredientes que lhes trouxessem vida. Suponho que a intenção da autora é ser fiel ao banal e ao corriqueiro da existência da maior parte de nós, mas espero mais do que isso dos romances, dos contos, da ficção.
         Resumindo, outubro foi um mês extremamente positivo, não só porque as leituras que o preencheram foram boas e muito boas, como também pelos presentes que caíram inesperadamente dentro de um sapatinho “pré-natalício”!
         Deixo-vos por fim o link que vos permite aceder à opinião completa das obras lidas este mês:
§  A lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez
§  Confesso, de Colleen Hoover
§  O mundo em que vivi, de Ilse Losa
§  Amada vida, de Alice Munro

6 comentários:

  1. Olá Ana,
    Que bom que é receber livros e e-mails assim!! Essas surpresas são tão boas e sabem tão bem!! Espero que desfrutes muito das tuas novas leituras :)
    Um excelente mês, portanto!! Venham mais assim :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isa!
      Sim, foi um mês mesmo muito especial e que deixou um sabor muito doce e tentador na caixa de entrada do meu e-mail!
      Obrigada pelas tuas palavras carinhosas!
      Beijinhos e leituras com muito sabor!

      Eliminar
  2. Depois de te teres portado tão bem durante 31 longos dias, merecias realmente umas prendinhas! Eu teria prevaricado!
    E também mereces porque as críticas das tuas leituras são bastante completas sem serem maçudas, com muito sentimento, sem desvendar demasiado. E, acima de tudo, trazes livros diversificados, porque me cansa um bocado estar sempre a ouvir falar dos mesmos livros e do último grito no mercado editorial.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Paula, fico mesmo "babada" com o teu comentário! É esse o objetivo deste meu cantinho - partilhar convosco as leituras que vou fazendo, não querendo retirar-vos o prazer que dá a qualquer leitor descobrir por si mesmo uma história, uma narrativa.
      Para uma livrólica assumida como eu, é penoso não comprar nenhum livro... mas desta vez a "dor" foi amplamente ultrapassada por essas prendinhas que me foram dadas de forma tão desinteressada!
      Beijinhos, Paula, e vamo-nos lendo por aí!

      Eliminar
  3. Olá Ana
    Que ótimo mês, espero que Novembro também te esteja a correr bem.
    Imagino a tua felicidade ao leres o email, espero que te proporcionem boas leituras.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sara!
      Foi um outubro com cheirinho a Natal :) As prendinhas que me caíram no sapatinho digital foram deliciosas e já estão a proporcionar boas leituras.
      Espero que novembro esteja também a ser saboroso para ti.
      Beijinhos e leituras com muito sabor!

      Eliminar