Espera por mim, de Gayle Forman


Ficha técnica
Título – Espera por mim
Autora – Gayle Forman
Editora – Editorial Presença
Coleção – Noites claras
Páginas – 213
Datas de leitura – de 15 a 16 de março de 2016


Opinião
Gostei mais da sequela do que de Se eu ficar. Talvez porque, apesar de ter a lamechice q.b. que derrete qualquer coração de adolescente e que não deixou indiferente a este coração um pouquinho mais velhote, não mexe com realidades “paranormais” como acontece na narrativa da primeira obra.
Mais uma vez, a ação desenrola-se em vinte e quatro horas, embora haja analepses recorrentes que nos ajudam a compreender por que razão, passados três anos, Mia e Adam estão separados, vivendo em costas opostas dos Estados Unidos. Mudou, no entanto, o narrador – enquanto em Se eu ficar, “estamos dentro da cabeça” de Mia e é com a perspetiva dela que acompanhamos o desenrolar dos acontecimentos, em Espera por mim, é Adam que chama a si esse papel.
Os capítulos abrem sempre com um excerto de várias canções compostas por Adam após a dolorosa partida de Mia para Nova Iorque e um consequente rompimento sem explicações da parte dela. São uma espécie de guia para melhor entendermos a dor, a raiva, o choque e a sensação de quase amputação física que determinam os dias de Adam desde então, pois, apesar de ter almejado a tão ambicionada fama e de não poder sair à rua sem ser perseguido por fãs e paparazzis, o ex-namorado de Mia sente-se perdido, sem chão e nenhuma vontade de desfrutar da magnífica vida que tem.
Ora, perante estes ingredientes é óbvio que esta obra estava predestinada ao sucesso e a derreter os corações de milhões de meninas que suspiram por histórias de amor que resistem a todos e quaisquer obstáculos e que as fazem ansiar a todo o custo que alcancem o mais que merecido “happy ending”.
De um ponto de vista mais imparcial, ou seja, de alguém um pouquinho mais maduro e mais experiente, confesso que não desgostei de partilhar dois ou três dias da minha vida na companhia desta obra. Está escrita de forma despretensiosa, simples, com a referida lamechice q.b. e, para quem gosta do género, não é desperdício de tempo, pelo contrário. Cumpriu o seu principal propósito, tal como o havia feito a “obra-irmã” – possibilitou-me não parar de ler, mesmo em tempos aflitivos e de muito sufoco. Por tudo isto, não me arrependo de ter entrado no mundo da autora Gayle Forman. É certo que não devo ler tão cedo mais nenhuma obra sua, mas não digo que em futuras alturas atribuladas não volte a socorrer-me de mais leituras juvenis e levezinhas.
Agora, que o sufoco abrandou, toca a resgatar da estante uma obra de “adultos” J Venham elas, com alegrias, angústias, situações e emoções extremas, com o pacote inteiro – já tenho saudades!

NOTA – 08/10


Sinopse

Passaram três anos desde que o amor de Adam ajudou Mia a recuperar após o trágico acidente que vitimou a sua família – e três anos desde que Mia decidiu afastá-lo da sua vida sem lhe dar explicações. Quando uma noite os seus caminhos se cruzam na cidade de Nova Iorque, ambos têm a oportunidade de se confrontar com os fantasmas do passado e de abrir o coração ao futuro. Mas conseguirão perdoar-se um ao outro antes de cada um ter de regressar à vida tal como a deixaram?

Sem comentários:

Enviar um comentário