Balanço mensal - livros lidos e adquiridos em fevereiro


Depois de dois meses fervilhantes, nos quais caíram cá em casa nada mais nada menos do que quinze livrinhos novos, em fevereiro voltámos aos números habituais J Recebi ainda uma prenda de aniversário (que gostinho têm estes miminhos atrasados), o maridinho e eu presenteámo-nos com mais uma leitura e, como tinha pontos a expirar no cartão da FNAC, lá me vi obrigada a usá-los na aquisição de uma obra que morava há já algum tempo na minha wishlist J
A minha “coleção” de obras do fantástico Valter Hugo Mãe está em expansão. Presentearam-me com a sua última criação – Contos de cães e maus lobos. Tenho a certeza de que mergulharei nessa coletânea com avidez e que não me defraudará, como nenhuma obra do autor de Vila de Conde me defraudou até agora.
Para celebrar uma data muito significativa para nós, o maridinho mimou-me com o último volume de uma tetralogia que nos tem deixado em estado de transe. Ofereceu-me (e a ele também, já que partilhamos o “fanatismo” por Elena Ferrante) História da menina perdida, o volume que encerra a extraordinária e inquietante narrativa das vidas de duas amigas de Nápoles.
Tendo como perfeita desculpa a aproximação da expiração de pontos no cartão FNAC, voltei a pecar (já não o fazia desde novembro…) e comprei Arquipélago, de Joel Neto. A sua sinopse é entusiasmante, tem traços que me recordam as histórias mirabolantes que saíam do génio de Saramago que se combinam com ingredientes de mistério e de uma “epopeia” que se lerá com sofreguidão. Mal posso esperar por estrear-me no mundo deste autor que quero desesperadamente conhecer!
Quanto às leituras deste mês que nos brindou com mais um dia, só posso dizer que não defraudaram as minhas expectativas e que me mantiveram no rumo certo para concretizar um dos meus objetivos para 2016 – “papar” 60 histórias!
Arranquei o mês regressando ao mundo de Zezé de O meu pé de laranja lima. Com Vamos aquecer o sol, voltei a derreter-me com a sua inocência, o seu lado precoce e travesso e adorei acompanhar a sua caminhada em direção à idade adulta!
A seguir, embrenhei-me no terceiro volume da tetralogia de Elena Ferrante. Confesso que História de quem vai e de quem fica não me agarrou como me haviam agarrado os seus antecessores, mas todo o brilhantismo da escrita da autora italiana continua lá!
Com A vida secreta das abelhas fiz a segunda releitura do ano e só posso dizer que a segunda leitura desta obra cheia de magia e ternura me conquistou tanto ou mais do que me havia conquistado há mais de dez anos.
Seguindo o conselho de outros livrólicos que devoram leitura atrás de leitura sem gastar dinheiro, fiz uma visita à biblioteca da terrinha e trouxe para casa uma obra com um título muito sugestivo – Gente feliz com lágrimas –,que, por um lado, me deixou de rastos com tanta tristeza e miséria, mas que por outro me abriu as portas para a escrita sublime de João de Melo. 
Por fim, nas últimas horas do último dia do mês encerrei a leitura de uma obra que me deixou aquele saborzinho saboroso (passando o pleonasmo) na alma – Estrela errante traz-nos uma narrativa poderosa, que mistura ingredientes históricos com duas personagens femininas redondas, complexas, frágeis, determinadas e tão, tão cativantes!
Foi assim um mês que me rendeu cinco leituras suculentas e que só espero que sejam seguidas de outras tantas recheadinhas de histórias muito saborosas!
Resta-me deixar-vos o link para acederem à opinião completa das obras lidas este mês:

2 comentários:

  1. Olá Ana,
    Foi um bom mês então. Tanto em leituras como em aquisições :)
    Quero ler o "Arquipélago". Fico curiosa com a tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Foi um bom mês mesmo :)
      O "Arquipélago" já constava da minha wishlist há bastante tempo e agora já é meu! Também tenho altas expetativas :)
      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar