O tempo entre costuras, de María Dueñas

Segunda-feira, 11 de julho de 2011





O tempo entre costuras é aquele género de livro que nos arrebata, que nos entusiasma e que não nos deixa pousá-lo durante muito tempo. Foi-me sugerido pela minha querida "compincha livrólica" Lucinda que, como sempre, não me dececionou, pelo contrário, me fez apaixonar por mais um livro que retrata épocas históricas marcantes do século passado e que já bem conheço, mas das quais não me farto nunca - Guerra Civil espanhola, Segunda Grande Guerra e ditadura franquista.

Aqui fica a sinopse:
“«O Tempo entre Costuras» é a história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso; sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e miséria mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias.
Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tetuán e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo.”

Resta-me dizer que recomendo vivamente, muito vivamente este romance, não só porque a sua leitura nos envolve irremediavelmente, mas também porque, como qualquer bom romance de época, nos faz sonhar com esses tempos que, apesar de terem sido sangrentos, tenebrosos, faziam com que os homens e as mulheres dessem o melhor de si, que honrassem o seu papel enquanto tal e que lutassem pelos seus ideais até às últimas consequências!


Fico à espera que publiquem mais obras de María Dueñas! 

Sem comentários:

Enviar um comentário