Eu e a Feira do Livro!...

Sábado, 02 de junho de 2012



Estava prometido que hoje, sábado, era o dia da visita à Feira do Livro e, obviamente, a promessa foi cumprida, apesar da chuvinha que ameaçava dar-nos um banho… Não desanimámos com isso, comprámos um guarda-chuva nos “chinos” e, abrigadinhos/agarradinhos debaixo dele, eu e o meu maridinho começámos o tão aguardado périplo pelas barraquinhas das editoras.
Seguimos o ritual de todos os anos – descemos por um dos corredores até à Praça da Liberdade, onde estão os “stands” da Leya, e subimos pelo outro corredor até bem pertinho da estátua de Garrett. Ia munidinha do caderninho onde aponto todos os livros que quero comprar. Mas… tal como aconteceu o ano passado, a lista não era muito grande… Mesmo assim, ir à Feira do Livro é sempre sinónimo de entusiasmo e, como tal, fiz um escrutínio detalhado de todas as bancas que me pudessem interessar.
Contudo, quando chegámos ao stand da Leya (onde normalmente nos sentamos a debater quantos e que livros vamos comprar), a minha cara devia espelhar algum desânimo, pois o N. apercebeu-se logo disso e fez o possível para animar-me… Ele sabia que eu apenas tinha visto um livro de João Tordo que me apetecia comprar… De resto, nada…
Lembrei-me então de um livro da Bertrand que tinha apontado e, assim, dirigimo-nos ao stand da Porto Editora (que comprou a Bertrand). Procurei, procurei e… nada. Perguntei pelo livro a um funcionário e a sua resposta aumentou o meu desânimo e a minha frustração – tal como tinha acontecido o ano passado, o livro que eu queria não tinha vindo para a Feira!... Tanto livro naquele stand e aquele que me interessava…
Juro que naquele instante me apeteceu não comprar nada, mas os miminhos do N. lá me deram a volta e acabámos por comprar 4 livros (aproveitando a promoção – leve 4, pague 3) na Leya – 2 para mim, um para o N e um para o D.
Quando vínhamos embora, ainda vi um livro que tinha apontado numa banca de alfarrabista e o N. foi um docinho e incentivou-me a comprá-lo – “só para não te ver tão desanimada!”
Concluindo, a Feira do Livro deste ano (o mesmo acontecera com a do ano anterior) deixou-me frustradinha e com saudades das vezes em que ia à Feira do Livro do Palácio de Cristal, com uma lista tremenda e me tinha que conter/suplicar ao N. para comprar o máximo de livros que pudéssemos com a quantia de dinheiro que tínhamos estipulado!!!
Pode ser que para o ano seja melhor…

Aqui fica a lista de livros que comprámos:
- Anatomia dos Mártires, de João Tordo
- O teu rosto será o último, de João R. Pedro
- O imperador das mentiras, de Steve Sem-Sandberg
- A Ilha, de Victoria Hislop

- Ruca anda de avião

Sem comentários:

Enviar um comentário