El corazón helado, de Almudena Grandes

Sexta-feira, 03 de junho de 2011




De regresso ao mundo de Almudena Grandes, da minha Almudena! E foi um regresso tão prolongado!... Demorei 42 dias a ler aquela que considero (das obras que já li desta magnífica autora espanhola) a sua obra maestra, aquela que mais me encheu as medidas, aquela que nas suas 1225 (!) páginas me emocionou, me encheu o coração e a alma dum prazer que arrepia, que me tocou como poucas…
El corazón helado inicia a sua narrativa no dia do enterro de Julio Carrión, homem de negócios cujo prestígio remonta aos anos do franquismo. Deixa a seus filhos não só uma substancial fortuna como também um passado cheio de sombras, o qual não gostava de recordar e que estava associado à Guerra Civil e à Divisão Azul.
No enterro, em fevereiro de 2005, o seu filho Álvaro, desvinculado dos negócios familiares, surpreende-se com a presença de uma jovem mulher desconhecida e que está misteriosamente ligada à vida do seu falecido pai. Essa jovem, Raquel Fernández Perea, é filha e neta de exilados em França e sabe tudo sobre a vida de seus pais e avós. Contudo, há uma parte dessa vida que permanece por esclarecer – aquela que ocorreu numa tarde em que acompanhou o seu avô numa visita que fez a uns desconhecidos e com os quais parece haver uma dívida pendente.
Álvaro e Raquel estavam condenados a encontrar-se porque as respetivas histórias familiares, que são também as histórias de muitas famílias espanholas, desde a Guerra Civil até à época da Transição, fazem parte de si mesmos e explicam as suas origens, o seu presente.
Tudo isto é apenas o ponto de partida de uma obra que me prendeu irremediavelmente, de uma obra complexa, repleta de momentos emocionalmente notáveis, que nos fazem sentir o que sentem as personagens (o estilo de Almudena é perfeito por isto mesmo!) e que só posso recomendar a quem se interessa, como eu, por relatos que não são lineares, que nos fazem crescer como leitores, de pequenas histórias que dão forma a histórias maiores, a um labirinto de histórias que se unem como peças de um puzzle para dar origem a uma história mais vasta, mais complexa, mas mais parecida com a vida!
Ainda há que dizer que, com este maravilhoso e soberbo calhamaço, entrei de uma forma bem mais profunda na interessantíssima História recente do nosso país vizinho, sobretudo no que esteve por detrás da Guerra Civil e nas consequências nefastas que o franquismo, tal como o salazarismo, trouxe aos espanhóis.

Acho que não preciso de acrescentar mais nada – El corazón helado está genial y ¡punto!

Sem comentários:

Enviar um comentário