As Gémeas, de Enid Blyton (terminando a leitura da coleção)

19 a 26 de outubro de 2012



Opinião
A coleção de As Gémeas (a que tenho desde a minha adolescência mais os dois volumes novos a que fiz referência na mensagem de 28 de setembro a 06 de outubro) está lida. J Contudo, agora que a terminei, ao prestar atenção à contracapa dos novos volumes, apercebi-me de que irá ser publicado um outro volume, que dará continuidade ao último que li e que dirá respeito ao 6º ano no Colégio de Santa Clara. Bom, lá terei que comprá-lo!...
De momento, importa deixar aqui registado o quanto me soube bem voltar a percorrer os espaços do primeiro colégio interno com que tive contacto (bem, primeiro não foi realmente, pois sempre vivi perto de um masculino, por acaso bem conhecido no nosso país), um contacto que me permitiu sonhar recorrentemente com a ideia de frequentar um colégio desses, onde se construíam belíssimas amizades, se pregavam partidas e se realizavam monumentais festas e piqueniques secretos e proibidos, a altas horas da noite!  J J
Foi saborosamente nostálgico voltar a acompanhar o percurso escolar, as brincadeiras, as ansiedades, as zangas e as alegrias das gémeas, de Ilda, Dora, Joana, Tony, Carlota, Adelina e muitas mais alunas do inesquecível Colégio de Santa Clara.

O único aspeto menos positivo prende-se com o facto de o nome de algumas personagens mudar de volume para volume, mesmo só tendo em conta os meus 6 volumes iniciais - por exemplo, a Tony é Roberta no dois últimos livros, o mesmo acontecendo a Gladys que passa a ser Glória e Mirabel que passa a chamar-se Marília. Para além disto, os seis volumes apresentam muitas gralhas ortográficas que não têm muita explicação...

Agora, de volta aos livros "do complexo mundo adulto"!



Sem comentários:

Enviar um comentário