O vermelho e o verde, de José Jorge Letria

Terça-feira, 19 de abril de 2011



Mais um livro comprado na Feira do Livro J e desta vez relacionado com um período muito importante da História do nosso país – a implantação da República.
Em O Vermelho e o Verde, José Jorge Letria retrata o período que decorre entre dia do Regicídio (1 de fevereiro de 1908) e o fim do verão de 1918, ano da gripe espanhola, do fim da Primeira Guerra Mundial e do assassinato de Sidónio Pais. Centra a sua ação na história de uma família dividida pelos ideais políticos de dois irmãos – Octávio é monárquico enquanto César é republicano. Será este último, protagonista e narrador, que acompanharemos, desde que combate na Rotunda ao lado de Machado Santos até ao momento em que é ferido na Flandres, em plena 1ª Guerra Mundial.
Teremos assim a oportunidade de conhecer, dentro de uma perspetiva republicana, os preparativos e o estalar da própria revolução, bem como uma análise dos tempos vindouros, que denota um certo desencanto face à realidade pós implantação da república, já que o rumo que Portugal tomou após 1910 não foi o idealizado pelos republicanos que, tal como César, tanto lutaram pela sua concretização.
“Lá no fundo, foi, como se, mesmo num casulo de sofrido silêncio, eu tivesse gritado: “Viva a República!”

Era a minha república, a da minha liberdade e do meu caminho insubmisso, que nesse dia se tornava soberana e independente. Imaginando as cores de uma bandeira ainda por hastear, se eles, o meu pai e o meu irmão, fossem o verde, eu havia de me tornar o vermelho.”

Sem comentários:

Enviar um comentário