Corpo Presente, de Anne Enright

Domingo, 27 de julho de 2014




No passado mês de março, numa das MUITAS visitas que faço à Bertrand, enquanto pagava (dessa vez nenhum dos livros era para mim – só regalitos para outros!...), vi que no balcão estava, em promoção, um livro de uma autora (irlandesa!!!) que já me havia “piscado o olho” num outro momento. Apercebendo-se do meu interesse, a funcionária entabulou conversa comigo e disse-me que Corpo Presente (era esse o título da obra) era uma boa escolha – tratava de uma reunião familiar que acontece num momento menos bom e que, apesar de haver um óbvio domínio de sentimentos de tristeza ao longo da sua narrativa, a mesma não me iria desapontar. É claro que tudo isto me convenceu e lá saí eu da Bertrand toda contente, porque trazia mais um livro para adicionar à biblioteca lá de casa e que só me tinha custado 5€!
Só consegui ler Corpo Presente agora e o que posso dizer é que a compra valeu a pena. Vencedor do Man Booker 2007, este romance de Anne Enright é tudo menos alegre. É um relato na primeira pessoa, no qual Veronica Hagerty, proveniente de uma família numerosa, nos deixa entrar na sua vida presente, passada e futura. E fá-lo com um discurso cru, implacável, que põe o dedo nas múltiplas feridas da sua família que se vê privada de um dos seus elementos – Liam, o irmão com quem Veronica tinha mais afinidades e que se suicida numa praia inglesa.

Numa narrativa repleta de analepses e prolepses, de factos reais e outros que poderão ser fruto da imaginação da narradora (ou não), vamos acompanhando a forma como Veronica escavaca sem dó nem piedade sobretudo a sua vida, em busca do que correu mal, do que poderia ter sido diferente e sentimos empatia por ela, porque, apesar de sabermos que é um caso perdido, que os traumas da sua infância (que talvez sejam os mesmos que levaram ao suicídio do seu irmão) a marcaram implacavelmente, há, em raríssimos momentos, uma réstia de esperança que não a abandona e que, afinal, nunca nos abandona, por muito que a vida nos maltrate… 

Sem comentários:

Enviar um comentário